sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Mariano!

Abandonado em Barcelona à própria sorte tive que sair fazer o que mais gosto em cidades diferentes: passear sem destino, observando as pessoas. Ontem esse flanar me levou ao Arco do Triunfo (cidade que se preza tem que ter o seu!) e um pouco mais adianta às chanchas de bocha do Parque de la Ciutadela. Tirei meu radinho e observei aqueles senhores, bem acima dos 60 anos, jogando bocha.
A palavra mais pronunciada era "Mariano!" que vinha a ser o nome do mais velho deles que deveria ter, bem pra lá de, seus 75 anos. Caminhava com ajuda dos outros e mal conseguia jogar a bola...
Era, sem dúvida alguma, o mais rabujento de todos; seus companheiros sempre diziam que o seu time tinha ganhado por causa da sua jogada. A esposa do Mariano (a essa altura meu mais novo amigo de infância e semi-herói!), que conversou comigo por breves 30 segundos, uma vez que ela só falava catalão e eu só sabia dizer si us plau e adeu na língua nativa, fez menção de me explicar a importância dos amigos de bocha para a vida do Mariano.

No final, eu indo embora, feliz da vida, pude perceber um sorriso discreto no rosto do Mariano, depois de ter mandando todos, inclusive a esposa, a "la mierda"!

Nenhum comentário: