segunda-feira, 18 de maio de 2009

21 anos

Viagem para Viena, companhia sensacional, cidade lindíssima, Sacher Torte com café e "com chuvas esparsas por todo o perímetro".
Fazendo o inescapável city tour descubro que a mais antiga Universidade de língua alemã não é a de Heidelberg. Começo a chorar compulsivamente. Como assim?! Depois dessa declaração de amor?! Pois bem. A Universidade de Viena foi fundada vinte e um anos antes. Em 1365 o Arquiduque Rodolfo IV, baseado no modelo da Sorbonne, fundou a Alma Mater Rudolphina Vindobonensis.
Hoje em dia a Universität Wien tem quase 75.000 estudantes, nas mais variadas áreas do conhecimento, dividos em 15 faculdades e mais de 180 cursos. Uma pequena curiosidade relacionada ao post anterior: depois de 532 anos de sua fundação, a Universidade de Viena aceitou a primeira mulher nos seus quadros discentes, corria o 1897. Dez anos depois a primeira professora. Se continuar nesse ritmo, creio eu, em 532 anos não haverá mais homens nas universidades. O que, ao fim e ao cabo, será uma coisa boa...

Nenhum comentário: