domingo, 18 de março de 2012

Gesundheit

No final de semana fui até uma cidadezinha no centro da Alemanha para dar uma palestra sobre direitos humanos na América Latina. O tema, como todos sabem, é chato e não inspiraria maiores atenções dos meus leitores. 
Escrevo, pois, sobre algo que aconteceu depois do evento, durante o almoço e que, como todos verão, é muito mais interessante. Fomos ao restaurante do próprio hotel e eu, já aliviado depois de ter que falar por quase duas horas em alemão sobre um tema que não é a minha área de especialidade, queria relaxar com uma boa cerveja e boa comida. 
Pedi um item do cardápio e uma "halbes" (meio litro) de cerveja Pils. A cerveja me foi entregue alguns minutos depois, em temperatura adequada (leia-se morna). 
Conversando com outros participantes do seminário vi que a garçonete - uma senhora de seus 50 anos - trazia os pratos de comida. Enquanto ela se dirigia em direcao à minha mesa percebi que, de repente, não mais que de repente, ela deu uma espirrada. Aliás, uma senhora espirrada. Vi que ela não tinha tido tempo de virar o rosto e, menos ainda, de proteger boca e nariz com uma mão, já que carregava um prato em cada. 
Acertou quem disse que o prato e, por consequência, os resíduos do espirro  eram meus. Não querendo parecer chato, agradeci e desejei saúde. Comi, com mastigadas rápidas, pensando no vídeo abaixo.