terça-feira, 31 de março de 2009

V for Victory

Caso Tom Jobim tivesse escrito suas músicas por aqui ao menos duas, tenho certeza, seriam diferentes: a garota não seria de Ipanema e, claro, as Águas de Março não fechariam, mas abririam o verão. Depois de um final de semana chuvoso (e solitário) a semana começou com um baita sol. A principal consequência é facilmente perceptível: as pessoas sorriem mais. E isso muda tudo; absolutamente tudo. As coisas fluem mais facilmente e não se tem a impressão de estar ofendendo a mãe do interlocutor, especialmente quando o alemão falha. Os pesados casacos ficam no armário e caminhar de casa até a faculdade deixa de ser uma tortura. Além disso, a cidade fica cheia e a rua principal fica ainda mais cheia. Pessoas as mais diferentes, passeando, correndo, comendo, rindo e caminhando. As línguas oficiais são o espanhol, o coreano, o mandarin, o suaíle, o Riograndenser Hunsrückisch e o japonês. Há alguns que teimam em falar alemão. Outros ainda, o português. Os nativos, pelo que ouvi, detestam. Segundo dizem, a cidade fica intransitável no verão. "Pelo menos trazem dinheiro", diz outro. Eu gosto. Pelo menos, até agora, não me incomodaram (sim, na minha infinita pretensão, considero-me mais nativo que turista!). O calor atrai os turistas que por sua vez trazem o melhor e o pior para o centro da cidade antiga. O melhor são os artistas de rua (estátuas humanas, músicos, mímicos, etc.), as mesas na calçada e as gelaterias. O pior são os artistas de rua (estátuas humanas, músicos, mímicos, etc.), os pedintes - e seus inseparáveis cães - e as (irresistíveis) gelaterias. Grupos e mais grupos de pessoas de olhos puxados. Japoneses, chineses, taiwaneses, vietnamitas, paulistas, tailandeses, etc. Coloquemo-nos na grande categoria dos asiáticos japas. Os grupos, todos com um guia com uma sobrinha ao alto (ou, nos mais organizados, uma bandeirinha), com seus fones de ouvidos, atentamente escutando o guia discorrer sobre a cidade. Param. Fotos. Mais fotos. Todos, rigorosa e absolutamente todos, com uma máquina fotográfica ultra-master-turbo high tech em punho. Fazem fotos. E outras fotos. Qualquer coisa vira cartão postal. Uma pomba. Um pedinte. Uma igreja medieval com o castelo ainda-mais-medieval atrás. E até um estudante brasileiro que de fotógrafo* vira fotografado... O mais interessante (ou engraçado) é que todos ao tirarem a foto, e independentemente de onde estejam, fazem o "v da vitória". Ao lado da estátua de Goethe ou ao pé do Castelo, tanto faz. É difícil ver um japa, com menos de trinta anos que, ao bater uma foto, não faça o pequeno v com o fura-bolo e o pai-de-todos. Essas coisas da cultura alheia que não devem ser objeto de galhofa... ops! Com japas ou sem asiáticos o fato é que com as águas de março vêm também algumas novas responsabilidades. O semestre e as aulas começam e eu ainda sem saber o que esperar... Sigo na espera, de preferência sentado e ouvindo a brasilidade do Tom Brasileiro Jobim.
(na imagem, uma autêntica asiática fazendo a pose clássica dos asiáticos japas)
* Há alguns anos, passeando com alguns membros da família pelo Jardim de Luxemburgo, pedi para um jovem senhor tirar uma foto da incompleta porém feliz família. Com ar de absoluto desprezo ele se levantou e foi embora. Desde então não me nego (e, por vezes, até me ofereço) a tirar fotos dos turistas/viajantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma correção pertinente: o "v" dos japas certamente não é de vitória, Pedrinho, mas de vendetta...
Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_V-J

Anônimo disse...

Para ilustrar a tese (música, sempre música!):

"Até há pouco
Todos aqui na Terra
Tínhamos um grande medo

Que depois de ter experimentado sozinho
O calor da Bomba H
O Japão iria se vingar
Com tecnologia silenciosa
Melhor e mais barata
Menor e mais bonita

Um dia fui abrir
Pra ver como era dentro
Meu amplificador valvulado
Americano legítimo Made in USA
Fiquei estarrecido ao perceber
Que metade das peças
Eram japonesas!!
O começo do fim!

Made in Japan
Made in Japan
Made in Japan

Mas a NASA tem um projeto secreto
Que vai resolver isso pra nós
E agora já estou mais tranquilo
Isso me deixa bem mais calmo

A NASA sempre vai estar do nosso lado!"

Made in Japan, Pato Fu

Não perca o clipe... http://www.youtube.com/watch?v=xDEpGk5GJ0I